cardiologista esportivo

Quando procurar um cardiologista esportivo

Você entende a importância de um cardiologista esportivo para quem é atleta? Hoje vamos saber mais sobre essa especialidade médica e entender quando os cardiologistas do esporte devem ser procurados. Vem comigo!

Se por um lado, a prática esportiva pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, por outro, quem pratica esportes deve ter atenção redobrada para prevenir lesões e evitar complicações. 

Muitas modalidades levam o corpo ao limite. Por isso, o acompanhamento médico especializado é muito  importante para qualquer atleta, seja ele amador ou profissional. O ideal é que esse acompanhamento seja feito de maneira multidisciplinar, com a participação do cardiologista esportivo e outros profissionais como nutricionista, ortopedista, etc.

Então, quando devo procurar um cardiologista esportivo?

 

Para realizar exames antes de iniciar a prática esportiva

Antes de iniciar qualquer prática esportiva, é indispensável procurar um cardiologista do esporte, a fim de aumentar a segurança durante as atividades. Esse médico é recomendado para solicitar e avaliar exames cardiológicos específicos, como eletrocardiograma e teste ergométrico, além de testes laboratoriais capazes de detectar e corrigir possíveis problemas no coração.

 

Para diagnosticar e tratar doenças no coração

Procure o cardiologista esportivo para diagnosticar e tratar adequadamente problemas de saúde como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, dislipidemia e arritmia cardíaca. A adoção de hábitos saudáveis, como exercícios físicos e alimentação balanceada pode auxiliar na melhora do quadro, porém, a implementação desses hábitos deve ser conduzida por profissionais.

Para diminuir as chances de complicações em decorrência da atividade física

A realização de atividades físicas sem acompanhamento médico pode trazer muitos riscos para a saúde do atleta. Os exercícios físicos, a depender do nível de exigência física e intensidade, sejam eles competitivos ou não, costumam desencadear uma série de alterações metabólicas. Caso o esportista tenha alguma doença  inicial ou silenciosa, a atividade física pode agravar a situação. Então, em caráter preventivo, o cardiologista esportivo deve ser procurado.

Para checar as causas de sintomas cardiorrespiratórios

Se você é praticante de atividades esportivas e notar sinais de alerta como dor no peito, tontura, falta de ar, palpitação e, até mesmo desmaios, não demore a procurar o cardiologista esportivo. Ele vai te ajudar a descobrir as causas desses sintomas e tratar o problema da melhor maneira possível. Sempre que surgirem sintomas cardiorrespiratórios, suspenda as atividades físicas até a consulta.

Para verificar eventuais limitações físicas

Procure o cardiologista esportivo para descobrir se existem limitações para que você pratique determinados exercícios físicos. O médico analisará o risco-benefício da modalidade e pode dar orientações sobre frequência e intensidade recomendada para garantir a segurança nos treinos.

Para fazer avaliações cardiológicas

O cardiologista esportivo é apto a fazer avaliações cardiológicas voltadas para variadas finalidades. A avaliação pré-participação, por exemplo, é destinada a atletas que desejam alcançar os melhores resultados em suas modalidades. O foco desse tipo de avaliação é liberar o praticante de esportes para participar de competições. Existem, também, as avaliações pré-operatórias, que visam confirmar a indicação e aumentar a segurança de procedimentos cirúrgicos.

 

Quer saber mais sobre cardiologia esportiva? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp