saúde do coração

Como a alimentação afeta a saúde do coração

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Na maioria das vezes, a responsabilidade por adquirir essa condição é do próprio paciente, em função da manutenção de maus hábitos alimentares, prejudicando a saúde do coração.

Viver um estilo de vida nocivo contribui para o aparecimento de algumas disfunções, que são descritas como fatores de risco para problemas cardíacos, por exemplo, a hipertensão arterial, obesidade e diabetes.

Neste post, descubra quais são os alimentos que fazem bem para a saúde do coração e que tipo de comida você precisa evitar.

Quais são os alimentos benéficos para o coração?

Uma alimentação saudável produz diversos benefícios à nossa saúde, principalmente se ela começar durante a infância. Por isso, é importante conhecer os alimentos e os efeitos positivos ou negativos que proporcionam.

Primeiro, vamos apresentar os alimentos que precisam estar na sua dieta, pois são excelentes para a saúde do coração e do corpo como um todo.

Azeite

Em nosso organismo, temos o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL). O azeite é composto por substâncias antioxidantes, que atuam no controle da síntese do LDL, reduzindo a sua presença.

Além disso, o azeite do tipo extravirgem tem menor acidez e, por isso, não perde o seu valor nutricional. Apesar de ser benéfico, seu uso precisa ser moderado.

Alho

A alicina, um composto ativo do alho, atua na redução do colesterol e diminui as chances de infarto agudo do miocárdio. A recomendação é para que se consuma, no máximo, dez gramas por dia.

Vinho

A contribuição do vinho para a saúde do coração já é conhecida pelos amantes da bebida. Isso porque ele tem polifenóis, substância que não permite a formação das placas de gordura, melhora a elasticidade das veias e a circulação sanguínea.

Salmão

O salmão é uma das variedades de peixe que tem o famoso ômega-3, um tipo de gordura que não é gerada no organismo e tem ação anti-inflamatória. Outros alimentos, como atum, sardinha, chia e linhaça também têm ômega-3.

Que alimentos devemos evitar?

Agora conheceremos os alimentos que causam sérios prejuízos à saúde do coração. A maioria deles faz parte da rotina alimentar de muitos brasileiros. Confira!

Sorvete

Surpreso? Pois é, apesar de ser uma das sobremesas preferidas de muitos, a versão industrializada pode ser considerada um veneno para o coração. Isso porque contém uma quantidade excessiva de açúcar, gordura trans, corantes e aromatizantes artificiais, componentes que favorecem o aumento do LDL e a redução do HDL.

O colesterol alto é um dos fatores que potencializam as chances de adquirir uma doença cardiovascular.

Margarina

Na hora de fazer as compras, se for possível, troque a margarina pela manteiga. A principal diferença entre elas é que a margarina é um produto sintético e tem gordura trans na sua composição. Já a manteiga é produzida de forma natural.

Caso não seja possível fazer essa troca, ao menos escolha uma margarina que não contenha gordura trans e possua o selo de aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Energético com álcool

Essa mistura virou moda entre os jovens nas baladas do fim de semana. Entretanto, essa combinação funciona como uma bomba-relógio para o coração. O consumo de energético com qualquer bebida alcoólica faz com que os batimentos cardíacos fiquem desregulados.

Os energéticos possuem cafeína e taurina, estimulantes que ocultam os efeitos do álcool. Assim, o indivíduo bebe em excesso, pois não tem a noção do quanto já ingeriu e isso pode levar ao óbito.

Pronto! Agora você não tem mais desculpas para continuar se alimentando de forma errada. Lembre-se que cada alimento que ingere pode produzir um efeito positivo ou negativo na saúde do coração.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp